6 dicas indispensáveis para ter unhas fortes, saudáveis e bonitas.

Tal como um novo corte de cabelo ou hábitos saudáveis de cuidados para a pele, umas unhas bem cuidadas são parte integrante de uma aparência cuidada e elegante, o que pode funcionar como um activo muito importante nos dias de hoje tanto a nível pessoal como profissional.

Ter unhas longas, fortes e saudáveis é possível. Se costuma ir atrás de mitos ou velhas histórias da carochinha está no sitio certo para desmistificar as suas crenças. Este artigo mostra as principais e indispensáveis 6 dicas para ter unhas fortes, saudáveis e bonitas.

 

Vejamos então quais são essas dicas na seguinte lista:

 

  • 1- Higiene

As unhas podem ser um lugar propício para a multiplicação de fungos e bactérias, principalmente se estiverem constantemente húmidas e/ou sujas. Por isso mantenha as mãos sempre limpas e secas.

  • 2- As unhas não são ferramentas nem utensílios.

As unhas não foram feitas para palitar os dentes, retirar rótulos de embalagens ou algo que está colado a uma superfície nem qualquer tipo de função que possa vir a danifica-las.

  • 3- Necessidade de hidratação

Como qualquer outra parte do corpo, principalmente em climas mais secos, as unhas necessitam de hidratação com produtos específicos para tal. Com um creme específico, massaje as unhas e cutículas.

  • 4- Mantenha as unhas aparadas

Deixe as unhas crescerem “livremente”, além de poder causar incómodo e magoar, podem deixá-las mais fracas. Então corte-as de tempos em tempos para crescerem mais fortes.

  • 5- Pare de roer as unhas

Saiba que roer as unhas é um hábito anti-higiénico que danifica as unhas e a região do sabugo, aumenta a tendência a fungos e outras doenças. Além do mais, as unhas sempre molhadas de saliva ficam enfraquecidas.

  • 6- Dieta saudável

A saúde vem de dentro para fora, inclusive das unhas. Então consuma alimentos ricos em proteínas para que o organismo consiga produzir mais queratina.

 

Fora desta lista deixamos provavelmente a dica mais importante.

Tenha atenção a todos e quaisquer sinais que possam indiciar algum problema nas suas unhas

Na maioria das vezes, os problemas nas unhas podem ser atribuídos a agressões ambientais – exposição a produtos químicos de limpeza agressivos, uso de produtos para unhas secantes ou apenas abuso físico geral, como digitação ou uso excessivo das pontas dos dedos.

Dito isto, é preciso ter atenção, pois o estado das unhas às vezes possa reflectir um problema na sua saúde geral.

 

Tenha então especial atenção a:

Unhas brancas – condição do fígado

Unhas meio rosa / meio brancas Рdoen̤a renal

Amarelecimento e espessamento da unha, diminui̤̣o da taxa de crescimento Рdoen̤a pulmonar

Camas de unhas claras – anemia

Unhas tingidas de amarelo com um leve rubor na base – diabetes

Em 2005, um grupo de m̩dicos na Irlanda descobriu que os primeiros sinais da osteoporose da doen̤a que afina os ossos podem ser detectados nas unhas. Num estudo realizado na Universidade de Limerick, os pesquisadores descobriram que algo chamado liga̤̣o dissulfeto Рpresente nas unhas e nos ossos Рera menor em pessoas com osteoporose. Obviamente, se voc̻ suspeitar de problemas de sa̼de, discuta quaisquer descobertas ou preocupa̵̤es com seu m̩dico.

Etiquetas , ,

Leave a Reply

× Podemos ser úteis?