√Ācido hialur√≥nico – Quais os seus benef√≠cios e precau√ß√Ķes?

Para sabermos quais os seus benefícios devemos começar por saber o que é o ácido hialurónico.

√Č um polissac√°rido, um glicosaminoglicano ou GAG (estas mol√©culas s√£o compostos conhecidos como mucopolissac√°ridos que atuam unindo o tecido conectivo), presente em praticamente todos os tecidos conectivos adultos.

√Č uma substancia produzida naturalmente pelo corpo e encontra-se em maiores quantidades na pele, na cartilagem, no liquido sinovial das articula√ß√Ķes e nos olhos.

Tem a capacidade √ļnica de armazenar at√© 1.000 vezes o seu pr√≥prio peso molecular em √°gua.

A sua função principal é reter água, para manter a hidratação e lubrificação dos tecidos.

O ácido hialurónico pode ser usado de diversas formas.

Algumas pessoas usam-no como suplemento alimentar, mas também é usado em colírios, soro de uso tópico e injetáveis.

 

Quais os benefícios da aplicação de ácido hialurónico

 

São apontados alguns benefícios cientificamente comprovados da sua utilização.

  • Promove uma pele mais flex√≠vel e saud√°vel.

Cerca de 50 % do ácido hialurónico do nosso corpo está presente na pele, as suas moléculas ligam-se à água e ajudam a reter a humidade.

Ao penetrar na pele liga a água às células da pele, difundindo por todas as camadas da pele uma hidratação rejuvenescedora.

O processo natural de envelhecimento da pele e a sua exposição ao meio exterior (poluição, radiação UV; fumo do cigarro) diminuem a sua quantidade na pele.

A toma de suplementos de ácido hialurónico pode impedir esse processo dando ao corpo uma quantidade extra para incorporar na pele.

A pele hidratada reduz o aparecimento de rugas, o que pode explicar alguns estudos que indica que a suplementação com este elemento torna a pele mais suave, com um tom mais uniforme, menos manchas e uma textura mais suave.

Se for aplicado na superfície da pele, o seu soro pode reduzir vermelhidão, rugas e dermatites.

Microagulhamento Rugas

Clique aqui e conheça os nossos tratamentos com ácido hialurónico

Por esse motivo o segredo de alguns dermatologistas é injetar na pele este componente para manter a pele firme e jovem.

O seu uso t√≥pico pode aliviar a dermatite e a vermelhid√£o, j√° as inje√ß√Ķes podem fazer a pele parecer mais firme e jovem.

  • Acelera a cicatriza√ß√£o de feridas e recupera√ß√£o da pele.

Dado estar naturalmente presente na nossa pele a sua concentra√ß√£o aumenta quando h√° danos na mesma para ajudar a repar√°-los, ajuda no combate √† inflama√ß√£o e ‚Äúalerta‚ÄĚ o nosso organismo para a necessidade de haver mais fluxo de sangue e nutrientes naquela zona para acelerar a cicatriza√ß√£o.

Dado também possuir propriedades antibacterianas, pode ajudar a reduzir o risco de infeção quando aplicado diretamente em feridas abertas e a sua aplicação poderá contribuir para a redução do tamanho das mesmas e da dor.

Pode ser tamb√©m eficaz no combate √† doen√ßa das gengivas, contribuir para acelerar a cicatriza√ß√£o ap√≥s cirurgias dent√°rias e eliminando √ļlceras quando usado topicamente. A sua aplica√ß√£o diretamente numa ferida aberta pode ajudar a acelerar o processo de recupera√ß√£o. N√£o se sabe se a suplementa√ß√£o teria o mesmo efeito.¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬† Alivia as dores articulares, por manter os ossos bem lubrificados.

Como foi referido o √°cido hialur√≥nico encontra-se naturalmente, na cartilagem e no l√≠quido sinovial das articula√ß√Ķes. A sua suplementa√ß√£o ou aplica√ß√£o intra articular podem ajudar a aliviar as dores articulares, nomeadamente as da osteoartrite. Dado estar presente no l√≠quido sinovial contribui para que haja menos atrito nas articula√ß√Ķes que causa dor e desconforto.

Poderá haver uma combinação de suplementação e injeção intra articular.

A suplementação apenas é eficaz na redução das dores articulares, já a injeção poderá trazer riscos.

  • Acalma os sintomas de refluxo √°cido.As pesquisas nessa √°rea ainda s√£o relativamente novas e s√£o necess√°rios mais estudos pra comprovar os resultados. No entanto, esses resultados mostram que o √°cido hialur√≥nico pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo √°cido aliviando o revestimento danificado do es√īfago e acelerar o processo de recupera√ß√£o.

Neste campo ainda será necessário mais estudos e pesquisas mas tudo aponta para que seja também um dos benefícios deste componente.

  • Alivia a secura e desconforto dos olhos. Muitas pessoas sofrem de sintomas de olhos secos devido √† produ√ß√£o reduzida de l√°grimas ou √† evapora√ß√£o das l√°grimas muito rapidamente. Dado o √°cido hialur√≥nico ser uma mol√©cula que contribui para a reten√ß√£o de humidade, √© frequentemente usado para tratar o olho seco.
  • Col√≠rios contendo √°cido hialur√≥nico reduzem os sintomas de olhos secos e melhoram a sa√ļde ocular.Est√£o a ser desenvolvidas lentes de contacto que cont√©m na sua composi√ß√£o este elemento como poss√≠vel tratamento para os olhos secos.Frequentemente s√£o usados col√≠rios com √°cido hialur√≥nico s√£o usados com frequ√™ncia ‚Äč‚Äčdurante a cirurgia ocular para reduzir a inflama√ß√£o e acelerar a cicatriza√ß√£o das feridas.O √°cido hialur√≥nico √© encontrado naturalmente nos olhos e, muitas vezes, um ingrediente em col√≠rios para aliviar os sintomas do olho seco mas, desconhece-se de a suplementa√ß√£o ter√° os mesmos efeitos
  • Preservar a for√ßa √≥ssea

Pesquisas recentes com animais iniciam a investiga√ß√£o os efeitos na sa√ļde √≥ssea dos suplementos alimentares com este elemento.

Estudos em ratos com a perda óssea que antecede a osteoporose, descobriram que os suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a diminuir a taxa de perda óssea.

Ainda n√£o foram estudados os efeitos na sa√ļde humana os estudos com animais s√£o promissores.

  • Pode prevenir dores na bexiga.

Estudos indicam que 3 a 6% sofrem de uma doença chamada cistite intersticial também conhecida por síndrome dolorosa da bexiga que causa dor abdominal sensibilidade e vontade frequente de urinar.

Embora as suas causas não sejam conhecidas foi descoberto que o ácido hialurónico, inserido diretamente por um cateter na bexiga ajuda a aliviar a dor e a frequência urinária. Não é ainda claro o motivo por que esse componente ajuda a aliviar esses sintomas, mas é levantada a hipótese de que ajuda a reparar os danos nos tecidos da bexiga, tornando-o menos sensível à dor. Não há estudos que sustem que os suplementos orais tenham o mesmo efeito.

 

Precau√ß√Ķes e poss√≠veis efeitos colaterais

Como o corpo o produz naturalmente, as rea√ß√Ķes al√©rgicas ao √°cido hialur√≥nico s√£o muito raras.

√ą seguro e com poucos efeitos colaterais dado ser um componente que est√° presente no organismo.Um estudo realizado em pessoas com osteoartrite que o tomaram durante um ano n√£o revelou a exist√™ncia de efeitos colaterais.

Dados os seus efeitos na gravidez e aleitamento não terem sido estudados deverá ser evitada a sua utilização durante esses períodos.

Existem evidências que as células cancerígenas são sensíveis ao ácido hialurónico e a ingestão de suplementos pode acelerar o seu crescimento sendo, por isso geralmente desaconselhável o seu uso por pessoas com cancro ou histórico de cancro.

Em rela√ß√£o compara√ß√£o com a suplementa√ß√£o, as inje√ß√Ķes de √°cido hialur√≥nico na pele ou nas articula√ß√Ķes t√™m maior risco de efeitos colaterais que est√£o associadas ao procedimento de inje√ß√£o e n√£o ao pr√≥prio componente.

No entanto, as rea√ß√Ķes negativas est√£o principalmente associadas ao procedimento de inje√ß√£o, em vez do pr√≥prio √°cido hialur√≥nico. Podemos dizer que os suplementos de √°cido hialur√≥nico poder√£o ser tomados pela maior parte das pessoas oferecendo benef√≠cios √† sa√ļde.

O seu uso √© bem conhecido pelos benef√≠cios para a pele, especialmente no al√≠vio da pele seca, na redu√ß√£o das rugas e linhas e na ajuda na recupera√ß√£o de feridas. Pode tamb√©m ser uma ajuda no al√≠vio da dor nas articula√ß√Ķes em pessoas com osteoartrite.

Outras aplica√ß√Ķes ‚Äč‚Äčincluem col√≠rios para aliviar os olhos secos e a inser√ß√£o de √°cido diretamente na bexiga via cateter para reduzir a dor.

Em geral, o √°cido hialur√≥nico √© um complemento ben√©fico para uma variedade de situa√ß√Ķes, especialmente aquelas relacionadas √† sa√ļde da pele e das articula√ß√Ķes.

Se quiser saber mais acerca dos tratamentos que dispomos clique no bot√£o de whatsapp a seguir e coloque as suas quest√Ķes.

whatsapp

Leave a Reply

× Podemos ser √ļteis?