Rua dos Arneiros 21C - 1500-055 Lisboa
963958684
+351963958684

Ácido hialurónico – Quais os seus benefícios e precauções?

Ácido hialurónico – Quais os seus benefícios e precauções?

Ácido hialurónico

Para sabermos quais os seus benefícios devemos começar por saber o que é o ácido hialurónico.

É um polissacárido, um glicosaminoglicano ou GAG (estas moléculas são compostos conhecidos como mucopolissacáridos que atuam unindo o tecido conectivo), presente em praticamente todos os tecidos conectivos adultos.

É uma substancia produzida naturalmente pelo corpo e encontra-se em maiores quantidades na pele, na cartilagem, no liquido sinovial das articulações e nos olhos.

Tem a capacidade única de armazenar até 1.000 vezes o seu próprio peso molecular em água.

A sua função principal é reter água, para manter a hidratação e lubrificação dos tecidos.

O ácido hialurónico pode ser usado de diversas formas.

Algumas pessoas usam-no como suplemento alimentar, mas também é usado em colírios, soro de uso tópico e injetáveis.

 

Quais os benefícios da aplicação de ácido hialurónico

 

São apontados alguns benefícios cientificamente comprovados da sua utilização.

  • Promove uma pele mais flexível e saudável.

Cerca de 50 % do ácido hialurónico do nosso corpo está presente na pele, as suas moléculas ligam-se à água e ajudam a reter a humidade.

Ao penetrar na pele liga a água às células da pele, difundindo por todas as camadas da pele uma hidratação rejuvenescedora.

O processo natural de envelhecimento da pele e a sua exposição ao meio exterior (poluição, radiação UV; fumo do cigarro) diminuem a sua quantidade na pele.

A toma de suplementos de ácido hialurónico pode impedir esse processo dando ao corpo uma quantidade extra para incorporar na pele.

A pele hidratada reduz o aparecimento de rugas, o que pode explicar alguns estudos que indica que a suplementação com este elemento torna a pele mais suave, com um tom mais uniforme, menos manchas e uma textura mais suave.

Se for aplicado na superfície da pele, o seu soro pode reduzir vermelhidão, rugas e dermatites.

Microagulhamento Rugas

Clique aqui e conheça os nossos tratamentos com ácido hialurónico

Por esse motivo o segredo de alguns dermatologistas é injetar na pele este componente para manter a pele firme e jovem.

O seu uso tópico pode aliviar a dermatite e a vermelhidão, já as injeções podem fazer a pele parecer mais firme e jovem.

  • Acelera a cicatrização de feridas e recuperação da pele.

Dado estar naturalmente presente na nossa pele a sua concentração aumenta quando há danos na mesma para ajudar a repará-los, ajuda no combate à inflamação e “alerta” o nosso organismo para a necessidade de haver mais fluxo de sangue e nutrientes naquela zona para acelerar a cicatrização.

Dado também possuir propriedades antibacterianas, pode ajudar a reduzir o risco de infeção quando aplicado diretamente em feridas abertas e a sua aplicação poderá contribuir para a redução do tamanho das mesmas e da dor.

Pode ser também eficaz no combate à doença das gengivas, contribuir para acelerar a cicatrização após cirurgias dentárias e eliminando úlceras quando usado topicamente. A sua aplicação diretamente numa ferida aberta pode ajudar a acelerar o processo de recuperação. Não se sabe se a suplementação teria o mesmo efeito.·       Alivia as dores articulares, por manter os ossos bem lubrificados.

Como foi referido o ácido hialurónico encontra-se naturalmente, na cartilagem e no líquido sinovial das articulações. A sua suplementação ou aplicação intra articular podem ajudar a aliviar as dores articulares, nomeadamente as da osteoartrite. Dado estar presente no líquido sinovial contribui para que haja menos atrito nas articulações que causa dor e desconforto.

Poderá haver uma combinação de suplementação e injeção intra articular.

A suplementação apenas é eficaz na redução das dores articulares, já a injeção poderá trazer riscos.

  • Acalma os sintomas de refluxo ácido.As pesquisas nessa área ainda são relativamente novas e são necessários mais estudos pra comprovar os resultados. No entanto, esses resultados mostram que o ácido hialurónico pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo ácido aliviando o revestimento danificado do esôfago e acelerar o processo de recuperação.

Neste campo ainda será necessário mais estudos e pesquisas mas tudo aponta para que seja também um dos benefícios deste componente.

  • Alivia a secura e desconforto dos olhos. Muitas pessoas sofrem de sintomas de olhos secos devido à produção reduzida de lágrimas ou à evaporação das lágrimas muito rapidamente. Dado o ácido hialurónico ser uma molécula que contribui para a retenção de humidade, é frequentemente usado para tratar o olho seco.
  • Colírios contendo ácido hialurónico reduzem os sintomas de olhos secos e melhoram a saúde ocular.Estão a ser desenvolvidas lentes de contacto que contém na sua composição este elemento como possível tratamento para os olhos secos.Frequentemente são usados colírios com ácido hialurónico são usados com frequência ​​durante a cirurgia ocular para reduzir a inflamação e acelerar a cicatrização das feridas.O ácido hialurónico é encontrado naturalmente nos olhos e, muitas vezes, um ingrediente em colírios para aliviar os sintomas do olho seco mas, desconhece-se de a suplementação terá os mesmos efeitos
  • Preservar a força óssea

Pesquisas recentes com animais iniciam a investigação os efeitos na saúde óssea dos suplementos alimentares com este elemento.

Estudos em ratos com a perda óssea que antecede a osteoporose, descobriram que os suplementos de ácido hialurónico podem ajudar a diminuir a taxa de perda óssea.

Ainda não foram estudados os efeitos na saúde humana os estudos com animais são promissores.

  • Pode prevenir dores na bexiga.

Estudos indicam que 3 a 6% sofrem de uma doença chamada cistite intersticial também conhecida por síndrome dolorosa da bexiga que causa dor abdominal sensibilidade e vontade frequente de urinar.

Embora as suas causas não sejam conhecidas foi descoberto que o ácido hialurónico, inserido diretamente por um cateter na bexiga ajuda a aliviar a dor e a frequência urinária. Não é ainda claro o motivo por que esse componente ajuda a aliviar esses sintomas, mas é levantada a hipótese de que ajuda a reparar os danos nos tecidos da bexiga, tornando-o menos sensível à dor. Não há estudos que sustem que os suplementos orais tenham o mesmo efeito.

 

Precauções e possíveis efeitos colaterais

Como o corpo o produz naturalmente, as reações alérgicas ao ácido hialurónico são muito raras.

È seguro e com poucos efeitos colaterais dado ser um componente que está presente no organismo.Um estudo realizado em pessoas com osteoartrite que o tomaram durante um ano não revelou a existência de efeitos colaterais.

Dados os seus efeitos na gravidez e aleitamento não terem sido estudados deverá ser evitada a sua utilização durante esses períodos.

Existem evidências que as células cancerígenas são sensíveis ao ácido hialurónico e a ingestão de suplementos pode acelerar o seu crescimento sendo, por isso geralmente desaconselhável o seu uso por pessoas com cancro ou histórico de cancro.

Em relação comparação com a suplementação, as injeções de ácido hialurónico na pele ou nas articulações têm maior risco de efeitos colaterais que estão associadas ao procedimento de injeção e não ao próprio componente.

No entanto, as reações negativas estão principalmente associadas ao procedimento de injeção, em vez do próprio ácido hialurónico. Podemos dizer que os suplementos de ácido hialurónico poderão ser tomados pela maior parte das pessoas oferecendo benefícios à saúde.

O seu uso é bem conhecido pelos benefícios para a pele, especialmente no alívio da pele seca, na redução das rugas e linhas e na ajuda na recuperação de feridas. Pode também ser uma ajuda no alívio da dor nas articulações em pessoas com osteoartrite.

Outras aplicações ​​incluem colírios para aliviar os olhos secos e a inserção de ácido diretamente na bexiga via cateter para reduzir a dor.

Em geral, o ácido hialurónico é um complemento benéfico para uma variedade de situações, especialmente aquelas relacionadas à saúde da pele e das articulações.

Se quiser saber mais acerca dos tratamentos que dispomos clique no botão de whatsapp a seguir e coloque as suas questões.

whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Podemos ser úteis?