Limpeza de pele profissional – Qual a sua import√Ęncia para a nossa pele?

Muitas pessoas pensam que a Limpeza de Pele Profissional é apenas para retirar pontos negros e borbulhas e que, por esse motivo, não é necessária para quem não sofre desses problemas de pele.

Quase todos nós pensamos que lavando várias vezes por dia a cara com água e sabonete ou usando um leite de limpeza e um tónico ou um gel de limpeza de uma linha de cuidados de rosto, ou até uma água micelar com regularidade a pele fica limpa.

Por vezes acrescentamos uma esfoliação caseira uma vez por semana ou uma máscara e pensamos que ficamos mesmo com a pele limpa.

Um facto que desconhecemos é que essa limpeza básica e diária não remove toda a sujidade da pele, pois parte dela não é superficial, ficando nas camadas mais profundas da pele.

A pele do rosto √© diariamente exposta a fatores internos como o stress, erros alimentares, pouco consumo de √°gua, altera√ß√Ķes hormonais e externos como o p√≥, a exposi√ß√£o solar, a polui√ß√£o e at√© a maquilhagem.

 

Regeneração da pele

Com a renovação das células dos tecidos a pele regenera-se de uma maneira constante e as células mortas acumulam-se na derme.

Todas essas impurezas e a oleosidade própria da pele vão acumulando nos poros, entupindo-os o que poderá resultar em inflamação e em pontos negros e acne mas também em pele baça e sem brilho.

A sujidade que se acumula na pele e n√£o se consegue retirar apenas com a limpeza di√°ria, impede os produtos de Cuidados de Rosto que usamos de penetrar completamente na pele e produzirem os seus efeitos.

Por vezes até pensamos que os cremes que usamos não estão a ter o efeito desejado e publicitado ou, até mesmo, o efeito que notávamos há um tempo atrás.

De tempo a tempo é necessária uma limpeza de pele mais profunda, com produtos específicos para cada tipo de pele e, quem melhor que um/uma Profissional de Estética para analisar e avaliar a nossa pele corretamente?

Uma Limpeza de Pele Profissional, feita com regularidade, remove as células mortas, ajuda na diminuição da oleosidade, equilibra o PH da pele, previne o envelhecimento e deixa a pele mas tonificada firme e elástica.

A remoção das células mortas estimula a sua renovação e ajuda na eliminação de manchas.

 

As etapas da Limpeza de Pele Profissional

Embora as etapas possam variar conforme o tipo de pele e/ou no caso de existência de algum problema específico a tratar as etapas básicas são:

  • Limpeza:

A pele é limpa com uma loção, própria para o tipo de pele, para remover a maquilhagem e todas as impurezas que possam estar na sua superfície.

  • Esfolia√ß√£o:

Efetuada com a aplicação de produtos abrasivos, também específicos para o tipo de pele, com a finalidade de tornar a camada superficial da pele mais fina e facilitar a extração de pontos negros ou brancos e borbulhas e de preparar a pele para o restante tratamento.

  • Extra√ß√£o:

Nesta etapa, a mais longa da limpeza do procedimento, a pele é submetida a vapor de ozono. A finalidade é a abertura dos poros que facilita a drenagem da pele, por massagem manual. A abertura dos poros torna também a pele mas recetiva aos produtos que possam ser aplicados com efeito específico para o tipo de pele ou algum problema da mesma.

Após ao vapor de ozono a pele, por norma coberta com uma fina camada de gaze ou algodão com produto emoliente, é submetida apenas a vapor de água.

√Č nesta fase que ser√£o extra√≠dos pontos negros, brancos e borbulhas que n√£o estejam inflamados. Essa extra√ß√£o √© feita de modo delicado, por vezes com a ajuda de uma microagulha, mas sempre de modo a que o/a cliente se sinta confort√°vel e n√£o poder√° ser dolorosa.

  • Aparelhos de alta frequ√™ncia:

Nesta etapa √© utilizado um aparelho de alta frequ√™ncia, a sua finalidade √© cicatrizante e anti-inflamat√≥ria, atuando sobre os pontos da pele que sofreram les√Ķes microsc√≥picas na etapa anterior.

T√™m tamb√©m propriedades fungicidas e bactericidas, destruindo e controlando fungos e bact√©rias nocivas que ‚Äúvivem‚ÄĚ na nossa pele.

  • Coloca√ß√£o de M√°scara:

√Č um dos √ļltimos procedimentos de uma limpeza de pele. A m√°scara √© escolhida de acordo com o tipo de pele. Caso n√£o seja nenhuma m√°scara espec√≠fica costuma optar-se por uma m√°scara calmante.

E como é relaxante o tempo que se está a aguardar que a máscara faça o seu efeito!!!

  • Coloca√ß√£o de filtro solar ou creme espec√≠fico:

√ą, normalmente, a √ļltima fase da Limpeza de Pele Profissional onde √© aplicado um gel ou lo√ß√£o com filtro solar (sempre com fator de prote√ß√£o superior a 30, havendo at√© quem defenda que no rosto s√≥ usar-se uma fator de prote√ß√£o 50)

Poderá ser também nesta fase aplicado o creme especifico da linha de cuidados de rosto que a/o cliente utiliza habitualmente.

Por norma deverá apenas aplicar-se um gel, creme ou loção que não obstrua os poros.

Não é aconselhável o uso de maquilhagem a seguir a uma Limpeza de Pele Profissional.

 

E depois da Limpeza de Pele Profissional?

Limpeza de pele

No fim de uma Limpeza de Pele Profissional sentimo-nos mais leves, mais bonitas/os, a nossa pele está mais luminosa e radiante, parece que tanto a nossa pele como nós respiramos melhor.

No entanto há alguns cuidados que devemos ter após a efetuar para garantirmos a manutenção desse efeito por algum tempo.

Lavar e limpar o rosto duas vezes por dia é fundamental para evitar que o processo de acumulação de impurezas se inicie logo após a limpeza de pele.

Pergunte à/ao Profissional de Estética e, caso não seja contra indicado para o seu tipo de pele faça uma esfoliação, com o tipo de produto e a periodicidade que lhe forem aconselhados.

Hidrate e cuide bem da sua pele. Além de usar um hidratante é aconselhado usar uma Linha de Cuidados de Rosto específica para a sua pele que inclui leite ou gel de limpeza (por vezes complementado por um tónico), sérum e creme de dia e de noite.

E não se esqueça de usar um protetor solar especifico para o rosto.

Poderá também fazer uma máscara em casa, há vários tipos de máscaras que poderão ser feitas em casa, que poderão potenciar o efeito do sua linha de cuidados de rosto, serem hidratantes, calmantes, etc.

Aproveite um bocadinho do seu dia para criar uma rotina de cuidados de rosto, ao cuidar da sua pele, está a potenciar e prolongar o cuidado da limpeza de pele profissional que efetuou, ao dedicar esse tempo a si, estará também a cuidar do seu bem-estar psíquico e físico.

Pode parecer complicado e demorado, mas depois de estabelecer essa rotina de cuidados de rosto ver√° que se sentir√° melhor consigo mesma/o!!!

E, j√° agora, fica uma recomenda√ß√£o as rotinas de Cuidados de Rosto e Limpeza de Pele Profissional n√£o s√£o coisas apenas de Mulheres, cada vez mais s√£o procedimentos adotados tamb√©m por Homens, pois a pele deles poder√° ser mais resistente (por motivos gen√©ticos e hormonais) mas n√£o est√° imune √†s agress√Ķes externas e internas acabando por envelhecer e ficar ba√ßa, cansada, e sem vitalidade tal como a das Mulheres.

 

whatsapp

 

 

 

 

Etiquetas

Leave a Reply

× Podemos ser √ļteis?