Qual a diferença entre microblading e micropigmentação?

Qual a diferença entre microblading e micropigmentação? Todos os anos as tendências de beleza inundam os centros de estética um pouco por todo o mundo.

Uma tendência que “teima” em não nos deixar são as sobrancelhas bem definidas e desenhadas, com design adequado ao rosto de cada pessoa. Técnicas de maquilhagem inovadoras e upgrades a algumas técnicas já existentes no mercado fazem furor nas redes sociais, sendo que até muitas famosas já aderiram a esta moda.

A busca pela perfeição não é mais vista como sinal de superioridade, mas sim é um sinal de bem estar interior, e essa busca há-de levar-nos um dia a querermos dar mais um passo em busca desse bem estar e decidimos fazer umas “melhorias” nas nossas sobrancelhas.

Quer porque temos falhas nas sobrancelhas, porque estão finas demais, fizemos algum tratamento que provocou a queda de pêlo ou sofremos com patologias como a alopécia, a procura por uma solução entra no nosso pensamento.

Microblading, Shading ou Micropigmentação??? O dilema chega e a procura por respostas também. Assim, vamos tentar responder neste artigo à seguinte pergunta: Qual a diferença entre microblading e micropigmentação?

Qual a diferença entre microblading e micropigmentação?

Antes de fazer a sua escolha baseada em mitos ou informações erradas acerca de qualquer um destes procedimentos, sugiro que leia com atenção os seguintes pontos informativos, pois serão de extrema importância na hora de fazer a sua escolha.

Em primeiro lugar importa esclarecer que tanto o microblading como a micropigmentação são técnicas de maquilhagem semi-permanente e derivam de técnicas de tatuagem, unicamente são variantes que evoluíram por distintos caminhos.

As técnicas microblading e micropigmentação

O microblading é uma técnica derivada da tatuagem manual japonesa denominada Irezumi e é muito diferente da técnica utilizada para tatuagens permanentes ou micropigmentação. É feita manualmente e é usada uma caneta (Tebori) com uma pequena lâmina a qual permite que, com uma técnica apurada de uma boa profissional, se criem traços semelhantes com os pêlos das sobrancelhas. Uns traços bem feitos e desenhados permitem um efeito natural e delicado nas suas sobrancelhas.

sobrancelha com microblading
sobrancelha com microblading

A micropigmentação é mais parecida com a tatuagem permanente pois em ambas são utilizados acessórios eléctricos para depositar o pigmento na epiderme. É uma técnica excelente para quem deseja umas sobrancelhas mais carregadas e definidas.

Sobrancelhas com shading
Sobrancelhas com shading

É ainda utilizada esta técnica para desenhar a linha de contorno dos olhos (eyeliner), desenhar e preencher os lábios. Pode ser também utilizada para pigmentar o couro cabeludo, pois permite uma imitação do crescimento natural do cabelo, e há muitos homens em busca desta técnica para “reverterem” os efeitos do tempo.

Sobrancelhas com micropigmentação
Sobrancelhas com micropigmentação
Olhos com micropigmentação de eyeliner
Olhos com micropigmentação de eyeliner
Micropigmentação de lábios
Micropigmentação de lábios
Micropigmentação de couro cabeludo
Micropigmentação de couro cabeludo

Existe ainda a micropigmentação médica que é utilizada para disfarçar cicatrizes ou redesenhar a aréola mamária de mulheres que venceram a luta contra o cancro da mama.

Micropigmentação de Aréola
Micropigmentação de Aréola

A que profundidade é aplicado o pigmento no microblading e na micropigmentação?

Tanto o microblading como a micropigmentação são feitas a uma profundidade na pele inferior do que uma tatuagem permanente. A camada mais superficial da nossa pele é a epiderme e é nessa camada onde o microblading ou a micropigmentação irão depositar o pigmento.

A profundidade irá ser entre 0,08mm e 0,15mm enquanto que numa tatuagem definitiva o pigmento é depositado a cerca de 1mm de profundidade na camada da Derme.

A maquilhagem semi-permanente tem uma duração inferior a uma tatuagem, no entanto, entre o microblading e a micropigmentação também existem diferenças.

 

Micropigmentação labial

Micropigmentação labial – Saiba Tudo sobre

 

Quanto tempo dura o microblading e a micropigmentação?

A durabilidade varia entre ambas as técnicas, sendo que existem outras variáveis que irão afectar a sua durabilidade. factores como o tipo de pele, o sistema imunológico único de cada pessoa, a cicatrização natural de cada organismo e os muito importantes cuidados prestados pós procedimento desempenham papel fundamental na duração do microblading ou micropigmentação.

De todas as formas, em regra geral, o microblading apresenta sempre uma durabilidade inferior à micropigmentação. O Microblading tem uma duração de entre 6 meses a 1 ano, sendo aconselhável fazer um retoque de manutenção quando a cor começar a desaparecer o que permitirá aumentar a duração do mesmo.

Por sua vez a micropigmentação feita com dermografo tem uma durabilidade que pode chegar aos 2 anos desde que sejam prestados os cuidados necessários para aumentar a durabilidade.

 

Creme reparador pós microbladingGEL REPARADOR PÓS MICROBLADING

 

É de realçar que quando aplicada esta técnica é provável que o pigmento não desapareça por completo, deixando sempre uma marca, mesmo que leve.

Esta diferença de duração deve-se à forma de aplicação do pigmento na pele, pois no microblading o pigmento é depositado nos micro cortes feitos com o tebori e a lâmina, já por sua vez se feito com o dermografo o pigmento é aplicado directamente na camada certa através de micro-perfurações feitas com o dermografo.

 

Qual a diferença da aparência entre microblading e micropigmentação?

O material utilizado em ambas as técnicas ajuda a definir a aparência distinta entre elas. No microblading são usadas lâminas formadas por micro-agulhas que permitem com que a profissional faça traços finos e delicados. Estes traços criam um efeito 3D e uma ilusão de pêlo verdadeiro.

É a técnica perfeita para quem deseja manter a naturalidade das sobrancelhas mas com um design perfeito e adequado ao seu rosto.

Com a micropigmentação, apesar de seu utilizada também para desenhar fio a fio nas sobrancelhas, é popular por ser utilizada em técnicas como o preenchimento de sobrancelhas, pigmentação de lábios ou eyeliner.

No caso da micropigmentação das sobrancelhas é a técnica ideal para que deseja realçar a forma das mesmas e dar uma aparência mais carregada.

 

Mas afinal, devo escolher microblading ou micropigmentação?

A escolha entre qual das técnicas utilizar para ter umas sobrancelhas perfeitas deve partir de si, pois as expectativas e a aparência que deseja só a si dizem respeito.

Contudo deverá sempre pedir um aconselhamento adequado e procurar a melhor profissional de microblading e micropigmentação, com experiência e provas dadas no mercado.

A profissional ajudá-la-á a fazer a escolha certa e alertará também para os riscos ou contra-indicações que poderão ou não surgir no seu caso.

Não se esqueça que são procedimentos, que apesar de não serem definitivos, têm uma duração prolongada e qualquer que seja a sua decisão, terá que conviver com ela durante algum tempo.

 

Se já fez a sua escolha, não perca mais tempo e faça a sua marcação.

Leave a Reply

× Podemos ser úteis?